Manual de boas práticas de conciliação entre vida profissional e vida familiar, publicado em 2006, pela CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, no qual se enuncia um conjunto de princípios e práticas que favorecem o equilíbrio entre os sexos, permitindo às mulheres mais tempo de dedicação à carreira profissional e aos homens mais tempo de dedicação à vida familiar. Refere também formas de otimização dos recursos humanos das empresas, contribuindo de modo relevante para o aumento da produtividade e para a inovação empresarial.

Segundo as autoras do manual, uma política de empresa que promova a conciliação entre atividade profissional e vida familiar está associada a um conjunto de vantagens São apresentadas modalidades que visam a conciliação entre vida familiar e vida profissional, incluindo sugestões e exemplos em Portugal.

É igualmente apresentado um conjunto de indicadores que permitem às empresas aferir as suas políticas de recursos humanos e formas de organização da atividade empresarial, e seguir novos princípios no sentido de se tornarem mais inovadoras no plano social, promovendo a igualdade de oportunidades no emprego.

0/5 (0 Reviews)