Este guia, publicado pelo GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, em 2018, com o contributo de empresas associadas, aborda a vertente interna da responsabilidade social empresarial, com principal destaque para a gestão de recursos humanos. Surge com o objetivo de dotar as empresas com ferramentas que possam contribuir para o seu fortalecimento através da adoção de boas práticas de cidadania corporativa que mantenham os/as seus/suas trabalhadores/as motivados/as e empenhados/as, pelo ativo essencial que representam para a sustentabilidade das empresas.

Fica expresso, neste documento, que a responsabilidade social interna não se deve confundir com o cumprimento da legislação laboral, pois ultrapassa-a e constitui um contributo voluntário e complementar da empresa para o bem-estar daqueles que nela trabalham.

A publicação oferece também pistas de ação para a incorporação da responsabilidade social no seio das empresas e organizações, através da apresentação de boas práticas empresariais e aponta para um conjunto de princípios genéricos de adoção das atuações de RSI