A CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, desenvolveu dois instrumentos de reflexão e análise das disparidades salariais, dirigidos e empresas e outras entidades empregadoras. Esta metodologia permite identificar causas que estão na origem de disparidades salariais entre homens e mulheres, possibilitando a definição de estratégias ao nível da gestão de pessoas, no sentido de corrigir as situações de desigualdade identificadas.

1. Exercício de Autorreflexão

Ferramenta construída com o objetivo de avaliar a existência de práticas da organização, potencialmente geradoras de desigualdades salariais. O seu preenchimento deve ser da responsabilidade do departamento de recursos humanos ou da administração ou gerência com pelouro neste domínio. O questionário encontra-se disponível aqui:

2. Calculadora

Ferramenta que permite às empresas e outras entidades empregadoras realizarem um exercício de autoavaliação sobre a igualdade salarial entre homens e mulheres. A metodologia utilizada assenta numa análise de regressão estatística que considera um conjunto de variáveis ligadas às competências requeridas ao exercício da função e aos fatores de avaliação do posto de trabalho dos/as trabalhadores/as, por forma a avaliar a sua influência na remuneração de base e no ganho salarial.

 

 

0/5 (0 Reviews)