Responsabilidade Social

O que é a Responsabilidade social empresarial (RSE)?

A responsabilidade social empresarial (RSE) ou responsabilidade empresarial refere-se à forma como empresas e organizações lidam com os aspetos económicos, ambientais e sociais inerentes ao impacto das suas atividades e à sua cadeia de valor. O conceito é dinâmico e evolui de acordo com as práticas empresariais e as expectativas dos stakeholders.

Como se mede o resultado das ações de RSE?

Existem várias formas de medir as iniciativas de responsabilidade social no seio das empresas:

  • através benchmark com outras empresas;
  • usando indicadores de desempenho KPI’s;
  • utilizando metodologias de avaliação de impacto social (sroi);
  • através da mediação da criação de valor partilhado;
  • empregando medidas globais como medição do impacto total (total impact da pwc).
A responsabilidade Social é para Micro e PMES?

A RSE pode trazer vantagens para as PME… A RSE não é um atalho para o sucesso das empresas, mas um investimento que pode ser compensador a longo prazo. Pode trazer vantagens, por exemplo, em termos de retenção e recrutamento de pessoal, no desenvolvimento e motivação de colaboradores, na fidelização de clientes e redução de gastos com energia. Na economia do conhecimento, pode ser cada vez mais uma fonte de inovação e pode facilitar o acesso e a partilha de informações. Ao gerir a RSE de forma mais estratégica e consciente, as empresas podem aproveitar melhor essas vantagens. A RSE diz respeito à melhoria contínua e deve ser vista como parte de um modelo moderno de excelência empresarial.

Innolab

O QUE É O GEMCAT?

O projeto tem como principal objetivo melhorar a eficiência das políticas públicas para a criação e manutenção de empregos de qualidade, através da cooperação entre os cidadãos e as instituições. Os seus objetivos específicos são: A construção de um quadro de cooperação institucional que traga resultados concretos e melhorias tangíveis no mercado de trabalho transfronteiriço entre a Espanha e o norte de Portugal; a contribuição para criar um diálogo social nas regiões do espaço transfronteiriço entre Espanha e Norte de Portugal; a incorporação de medidas de igualdade de oportunidades e em favor da conciliação, bem como medidas de responsabilidade social corporativa nas empresas.

O QUE É O RSE - INNOLAB?

É um gabinete (online e físico) de apoio na área de Responsabilidade Social Corporativa enquadrado no projeto POCTEP GEMCAT “Geração de Emprego de Qualidade Transfronteiriça”. Através deste gabinete, serão fornecidas soluções concretas para os desafios da RSC e sua posterior tradução para a estrutura normativa de apoio.

Quem pode participar?

Todas as empresas autónomas ou trabalhadores com sede no âmbito territorial do projecto GEMCAT (Galiza, Norte de Portugal, Castela e Leão e Extremadura) podem participar, independentemente da sua fórmula legal e do sector a que pertencem.

O que é o programa de mentoria?

Integrado no projeto GEMCAT, a CORE e a UPORTO disponibilizam 20 horas de consultoria especializada para o apoio ao diagnóstico, desenvolvimento e implementação de estratégias de RSE junto das Micros e PME da zona Norte de Portugal.

Qual o objetivo das formações?
Estamos muito avançados na RSE devemos participar?
Estamos pouco avançados na RSE devemos participar?

ORSE

O que é o Observatório Português da Responsabilidade social
Como posso contribuir?
0/5 (0 Reviews)