Speakers
- Tânia MesquitaFormação e Avaliação na CORE CRL
Tânia é Mestre em Psicologia Comunitária pelo ISPA. Tem experiência na implementação de projetos integrados no âmbito do Portugal 2020. Foi assistente no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida entre 2008 e 2013. Assume atualmente funções de coordenação do departamento de formação e avaliação da CORE, estando igualmente responsável pela criação de parcerias com entidades do terceiro sector.
- Tiago Miguel de SeixasGestão de Projetos e Impacto Social na CORE CRL
Tiago conta com mais de 11 anos de experiência enquanto practitioner e designer social na implementação de projetos de mudança social. Após uma experiência internacional como Secretário Geral na IACD, ajuda a fundar em Portugal a CORE. É consultor para as áreas de sustentabilidade e responsabilidade social e responsável pelo departamento de gestão de projetos.
Tempo
#10 Formação – Plano de igualdade de género nas empresas
PLANO DE IGUALDADE DE GÉNERO NAS EMPRESAS
Um plano de igualdade de género deve estabelecer os instrumentos e as estratégias que sirvam a transformação da situação de homens e mulheres, no que respeita à igualdade de direitos, de deveres e oportunidades e à sua participação em todos os domínios da vida em sociedade e fixar objectivos e metas quantificáveis a atingir. Nesse sentido devem, antecipadamente, ser definidos indicadores de género que permitam, na fase de diagnóstico, identificar as desigualdades existentes; posteriormente devem ser definidas e implementadas medidas que colmatem essas desigualdades; fazer o seu acompanhamento, desde a fase de implementação; e avaliar os ganhos obtidos com o desenvolvimento do plano, no final de cada ciclo.
RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
- Reconhecer os tipos mais importantes de diversidade;
- Identificar as vantagens da gestão da diversidade.
CONTEÚDOS
- Conceito de gestão da diversidade;
- Tipos de diversidade de relevo;
- Vantagens de gerir eficazmente a diversidade;
- Como gerir eficazmente a diversidade;
- Implementar um plano de igualdade de género
- Criação de oportunidades para grupos em desvantagem e promoção de coesão social;
- Equilíbrio de responsabilidades entre homens e mulheres;
- Políticas e práticas sobre igualdade de género.