Estudo desenvolvido com 380 empresas portuguesas do concelho da Maia, território com elevada concentração de empresas, com o objetivo de avaliar o impacto da RSE sobre os seus resultados de desempenho económico.

As principais conclusões retiradas da auscultação sugerem que a responsabilidade social é uma vantagem competitiva nos negócios, sobretudo na comunidade envolvente.

Dos principais benefícios apurados pela investigação acerca da implementação de planos de RSE pelas empresas inquiridas, destacam-se a melhoria da imagem, do ambiente empresarial, da relação com trabalhadores/as, fornecedores e demais stakeholders da empresa. Permitiu ainda concluir que os/as trabalhadores/as não consideram existir um desempenho satisfatório da sua empresa no âmbito da responsabilidade social, e de que a comunicação e relato da RSE se mostra insuficiente por dificuldades de classificação, mensuração e reconhecimento deste tema no seio da empresa.

Os autores concluem ainda que, no território abrangido pelo estudo, não há evidência de que as empresas que praticam a responsabilidade social tenham melhores resultados económicos ou que a sua performance seja superior às demais empresas.

link