Publicação do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, em 2016, a partir dos contributos das empresas associadas com atuação neste sector de atividade. As instituições financeiras desempenham um papel essencial na dinamização da economia e na vida dos agentes económicos (particulares e empresas).

Esta ficha sectorial aponta os pilares estruturais específicos do sector e analisa-o de uma forma abrangente fazendo a ponte entre a sua atividade atual e o seu papel na sociedade. Aborda os conceitos de ética focada nas pessoas, apresentando boas práticas de instituições financeiras como programas de igualdade de género e de conciliação entre vida profissional e pessoal, voluntariado corporativo, comemoração do dia do colaborador, dia do cliente, dia solidário, entre outras iniciativas.

Para além disso, o manual também apresenta um capítulo dedicado à sustentabilidade económica, no qual desafia as instituições a promover a transparência na forma como gerem a sua atividade, a adoção de ferramentas de disclosure, de códigos de conduta e de critérios sociais e ambientais, determinantes para a redução dos riscos da atividade financeira.